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MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO - artigo cientifico

MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO                                               Carla Helena Gräff ¹                       ...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

UMA PROPOSTA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

UMA PROPOSTA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO A
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Fátima Weber Rosas – UFRGS/NUTED – fatima@caef.ufrgs.br
Letícia Rocha Machado – UFRGS/NUTED – leticiarmachado@yahoo.com.br
Rissem Hwas – UFRGS – rissemhwas@yahoo.com.br
Terezinha Torres – UFRGS – terezinha.torres@metodistadosul.edu.br
Patricia Alejandra Behar – UFRGS/NUTED – patricia.behar@ufrgs.br

Resumo: Este artigo trata do desenvolvimento de um objeto de aprendizagem (OA)
baseado na Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. O autor defende a idéia de
que cada sujeito possui potenciais que interferem na aprendizagem podendo ou não ser
intensificados, onde cabe ao educador motivar estes potenciais. Com base nas
perspectivas e possibilidades que a teoria oportuniza, foi construído um objeto de
aprendizagem (OA) denominado IM (Inteligências Múltiplas). Este objeto foi pensado e
desenvolvido para ser utilizado tanto de forma semi-presencial como virtual, com o
objetivo de auxiliar o educador na sua prática docente.
Palavras chave: Inteligências Múltiplas – Virtualidade - Habilidades - Objeto de
Aprendizagem.
A PROPOSAL FOR PURPOSE OF LEARNING USING
THE THEORY OF MULTIPLE INTELLIGENCE
Abstract: This article deals with the development of a learning object (OA) based on
the Theory of Multiple Intelligences of Gardner. The author defends the idea that each
individual possesses potentials that interfere in the learning being able or not of to be
intensified, being educator's responsibility to stimulate these potentials. With base in the
perspectives and possibilities that the theory can proportionate, a learning object was
built (OA) denominated IM (Multiple Intelligences). This object was thought and built
for so much to be used blended learning as virtually, with the objective to assist the
educator in the application your contents.
Keywords: Multiple Intelligences - Virtually - Abilities – Learning Objects.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo apresenta o Objeto de Aprendizagem (OA) Inteligências
Múltiplas (IM) o qual se encontra disponível em:
http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas_2009/objetos/FLASH_PIM-index/index.html.
Este OA foi construído para possibilitar o desenvolvimento/aprimoramento das
inteligências múltiplas nas práticas pedagógicas à distância, semi-presenciais ou
presenciais, bem como proporcionar um maior aprofundamento sobre a teoria para
educadores que pretendem estimular as inteligências de seus educandos.
O OA IM surgiu da necessidade do educador utilizar-se das vantagens que os
avanços tecnológicos proporcionam, questionando: Como trabalhar com um público
heterogêneo virtualmente? Como dar suporte de qualidade no virtual? A partir destes
questionamentos começou-se a pensar num tema para a construção de um objeto de
aprendizagem. O presente objeto foi construído durante a disciplina, Oficinas Virtuais
de Aprendizagem1, como tarefa final que deveria ser em grupo. Devido a cada uma das
quatro componentes do grupo, ou seja, das autoras2 do OA pertencerem a quatro
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diferentes áreas do conhecimento, houve uma dificuldade de escolher um tema para o
mesmo. Diante deste impasse, a professora sugeriu a Teoria das Inteligências Múltiplas
de Gardner. Foi aí que o OA IM começou. Desta maneira, o OA IM, cuja essência está
na interdisciplinaridade, permitiu a interação das diversas áreas do conhecimento
através da integração das diversas inteligências, permitindo a contribuição de todas as
autoras com seus conhecimentos específicos, de forma que nenhuma área do
conhecimento fosse minimizada.
O OA IM tem por objetivo facilitar o processo de aprendizagem de maneira
multi e interdisciplinar, utilizando diversos materiais educacionais digitais como vídeos,
arquivos áudio, animações, textos, hipertextos, imagens. O OA IM também pretende
oferecer fundamentos iniciais sobre as inteligências múltiplas, reconhecendo a
importância destas na educação. O objeto é voltado para educadores que desejam
conhecer/aperfeiçoar sobre a teoria das inteligências múltiplas, bem como a sua
aplicação no virtual ou presencial, sendo os estimuladores do processo de
aprendizagem. O OA IM busca valorizar as competências e habilidades do educador
que o utilizar e ao mesmo tempo estimular as habilidades no educando.
2. INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UM POUCO MAIS SOBRE A TEORIA
Apesar de muitas discussões envolvendo o tema, Gardner defende que existem
diversas competências intelectuais humanas que inicialmente foram categorizadas em
seis inteligências. Mais tarde foram acrescentadas mais três inteligências. Neste objeto
optou-se pelas seis primeiras, por serem mais apropriadas à virtualidade: Inteligência
Lingüística, Lógico-Matemática, Espacial, Musical, Corporal Cinestésica e Inteligências
Pessoais. Segundo o autor, as inteligências, são relativamente independentes umas das
outras, mas podem (e devem) ser combinadas em uma multiplicidade de possibilidades
de maneiras adaptativas por indivíduos e culturas. Como cita Gardner (2002, p.7) "[...]
estas inteligências trabalham em harmonia, então sua autonomia pode ser invisível".
A teoria das Inteligências Múltiplas começou a ser estuda por autores que
questionavam os testes de QI, tendo destaque Howard Gardner que propôs uma nova
concepção do que seria a inteligência. Gardner (2002) discute o valor que os testes de
inteligência, ou teste de Quociente de Inteligência (QI) possuíam. Acreditando que o
sucesso escolar não se devia apenas ao QI, Gardner redefine inteligência à luz das
origens biológicas e da habilidade para resolver problemas. A partir daí, inteligências
que antes não eram valorizadas como a musical, a cinestésica ou ainda as pessoais,
passam a ser tão consideradas quanto a Inteligência lógico-matemática ou a Inteligência
Linguística. Conforme Gardner (2002, p.04) "Apenas quando expandirmos e
reformularmos nossa concepção do que conta como intelecto humano seremos capazes
de projetar meios mais adequados para avaliá-lo e meios mais eficazes para educá-lo".
De acordo com o autor, o desenvolvimento de cada Inteligência está baseado
num potencial biológico e nos resultados da interação dos fatores genéticos com o meio.
Todas as inteligências devem ser estimuladas através de atividades diversas em todos os
indivíduos desde a mais tenra idade, pois nem todos aprendem do mesmo modo. Todos
os indivíduos apresentam uma mistura de várias inteligências, onde algumas podem ser
mais desenvolvidas que outras. (Rocha e Barone 2001).
O autor ainda menciona que poderia haver até trezentos outros tipos de
inteligências. A seguir, as nove inteligências mais difundidas nos dias de hoje:
-Inteligência Existencial: O ser como pessoa integral. Uma visão que, de certa
forma, abrange, de maneira contingencial, as demais inteligências, bem como todo
contingencial existencial;
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-Inteligência Naturalista: O indivíduo que revela maior inclinação pelos
fenômenos da natureza, demonstrando grande experiência no reconhecimento e
classificação de variadas espécies, tanto da fauna como da flora;
-Inteligência Espiritual: É uma inteligência que explora a natureza da
existência em suas múltiplas formas nossa existência como indivíduos no cosmos e à
nossa capacidade de nos estarrecermos diante de tal fato. Esta inteligência, segundo
Gardner (2000) ainda deve ser estudada e discutida;
-Inteligência Lingüística: Refere-se às pessoas voltadas para a fala, para a
escrita. A linguagem está ligada à capacidade de recordar. Desde os primórdios,
oradores, poetas, filósofos e todos dependem da linguagem tanto em sua forma oral
quanto na escrita. Sendo que na escrita, o indivíduo precisa de habilidades adicionais,
pois deve apenas com palavras, apresentar seu assunto, enquanto que na oral, pode
valer-se de gestos e entonações, assim como na língua de sinais;
-Inteligência Lógico-Matemática: Trata das pessoas que possuem facilidade
em lidar com os números e raciocínio lógico e é apoiada por critérios empíricos. Essa
inteligência determina interpretação de cálculos e na percepção dos espaços e figuras
geométricos, na capacidade de abstrair situações lógicas e problemáticas;
-Inteligência Espacial: Diz respeito a quem tem facilidade em se colocar e se
deslocar no espaço que nos envolve possibilitando que administremos e percebemos
distâncias e pontos de referências, em imaginar, desconstruir imagens. Podem operar
como uma “família”, e o uso de uma poderá reforçar o uso das outras;
-Inteligência Corporal-Cinestésica: Está ligada à coordenação motora, aos
sentidos, à expressão corporal. Segundo Gardner: “[…] A inteligência corporalcinestésica
envolve o uso de todo o corpo ou de partes do corpo para resolver problemas
ou criar produtos” Gardner (et al, 1998, p.221). De acordo com o mesmo autor (1995)
os aspectos cognitivos do uso do corpo evidenciam-se na capacidade de utilizá-lo para
expressar emoções, como na dança, jogar um jogo ou criar um novo produto (como no
planejamento de uma invenção). As principais características desta inteligência são o
controle dos movimentos do próprio corpo e a capacidade de manusear objetos com
habilidade. Costa et al (2001) afirma que indivíduos que possuem a capacidade de
manipular objetos com refinamento, como artesãos e instrumentistas, são exemplos de
indivíduos que possuem elevada Inteligência Corporal-Cinestésica.
-Inteligência Musical: Refere-se a pessoas que utilizam da habilidade musical em
seu aproveito, como forma de aprimoramento. De acordo com Gardner et al (1998 apud
Rocha et al, 2001, p.47): “Inteligência Musical é a capacidade de interpretar, escrever,
ler e expressar-se pela música”. “A Inteligência musical também consiste na
sensibilidade para ritmos e batidas e para o manuseio de instrumentos musicais”.
Barone, & Silveira (2001, p.17). Estudos e testes realizados comprovam a
independência da inteligência musical, justificando sua inclusão entre as demais. Além
da herança genética, Gardner (1995) menciona estudos com crianças autistas que
conseguiam tocar perfeitamente um instrumento musical, porém não conseguiam falar.
Testes comprovam também que certas partes do cérebro desempenham papéis
importantes na percepção e produção da música. Embora a capacidade musical não
esteja tão claramente localizada como a capacidade linguística, a musical está mais
caracteristicamente localizada no hemisfério direito do cérebro.
-Inteligências Pessoais: Diz respeito ao indivíduo voltado para si mesmo, e sua
habilidade para resolver suas questões interiores e capacidade de comunicação. Ele terá
de usar a capacidade de observação do mundo e de si mesmo detectando e resolvendo
problemas. Ao compreender um problema faz uso da Inteligência Interpessoal.
Conquanto use sua sensibilidade e, reflexão das suas observações para entender melhor
suas capacidades e a forma de usá-las com a Inteligência Intrapessoal. Para que ele seja
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uma pessoa de pé no chão, um cidadão consciente de sua posição no mundo. A seguir
será aprofundado um pouco mais sobre o OA IM, sua estrutura e possível aplicação.
3. OBJETO DE APRENDIZAGEM IM – INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
De acordo com Behar “Entende-se por objeto de aprendizagem qualquer
material digital, como por exemplo, textos, animação, vídeos, imagens, aplicações,
páginas web de forma isolada ou em combinação, com fins educacionais” Behar (2009,
p.67). A autora também afirma que a utilização de materiais educacionais digitais na
forma de OAs tem sido uma boa forma de trabalhar conceitos e conteúdos de maneira
dinâmica e interativa nas diversas áreas do conhecimento, possibilitando uma
estimulação do aprendiz, tornando-o um sujeito ativo no processo de aprendizagem.
De acordo com Macedo et al (2007) e Wiley (2000) um OA pode ser criado de
qualquer mídia ou formato, podendo variar desde uma simples apresentação de slides,
até objetos mais sofisticados como simulação. Não existe definido um tamanho para os
objetos de aprendizagem, no entanto, ele deve ter uma finalidade educacional com
embasamento pedagógico podendo utilizar combinações das diferentes mídias na sua
composição, como vídeos, sons/áudios, imagens, textos, animações entre outros. Wiley
(2000, p.4-5) também afirma que objeto de aprendizagem é “qualquer entidade, digital
ou não digital, que pode ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante a
aprendizagem apoiada na tecnologia”. O autor também escreve que um dos princípios
básicos dos OAs é a flexibilidade. Os objetos de aprendizagem devem ser construídos
de forma que possibilitem a reutilização em vários contextos de aprendizagem, assim
como a atualização caso for necessária Macêdo (et al, 2007; Wiley, 2000).
O objeto de aprendizagem IM foi desenvolvido durante o primeiro Semestre de
2008 na disciplina de Oficinas Virtuais de Aprendizagem do curso de Pós graduação da
Informática na Educação e de Educação, da UFRGS para ser aplicado e validado com
os alunos da mesma disciplina no primeiro Semestre de 2009. Para a sua construção
foram utilizadas as quatro etapas sugeridas por Amante e Morgado (2001): a)
Concepção do objeto (o que, para quem e de que forma pretende-se desenvolver o
objeto); b) Planificação (colocar em prática todos os pontos planejados durante o
desenvolvimento do objeto e a elaboração do storyboard necessária para a fase de
implementação); c) Implementação (aplicação do que foi planejado, juntamente com o
desenvolvimento propriamente dito); d) Avaliação (aplicação a fim de testar as
características técnicas e funcionais, design e didática do produto), sendo que esta
última etapa está sendo realizada.
Com o intuito de utilizar recursos multimídias para abordar as inteligências
múltiplas, como imagens, vídeos, textos, animações e sons foi utilizado o programa
Flash Cs3 a fim englobar a concepção do objeto e sua planificação. Na fase de
Planificação foi feito o storyboard (Figura 1) utilizando a ferramenta CmapTools3.
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Figura 1 – Storyboard do OA IM
Na tela inicial (Figura 2), foi utilizada a metáfora de uma animação que forma
uma teia por se tratar de uma rede de conhecimentos que se integram. Com as lâmpadas,
pretende-se dar a conotação de “idéia nova”, estas servem como botões de acesso. Cada
lâmpada leva a um determinado recurso pedagógico que será explicado a seguir.
Figura 2 - Tela inicial do OA IM
Os recursos pedagógicos utilizados neste OA foram: “Biblioteca”, “Links”,
“Glossário”, “Texto Inteligências Múltiplas”, texto “Entendendo o PIM” e cada uma das
inteligências trabalhadas: “Inteligência Musical”, “Inteligência Espacial”, “Inteligência
Lógico Matemática”, “Inteligência Corporal-Cinestésica”, “Inteligência Lingüística”,
“Inteligências Pessoais” (Inter e Intrapessoal).
O OA IM foi construído de acordo com uma navegação livre, podendo ser
sugerido pelo professor uma estratégia de uso conforme sua metodologia. Pelo fato dos
recursos pedagógicos disponíveis no objeto serem construídos de forma independente, o
usuário poderá utilizá-los de acordo com suas necessidades. Juntamente com o conteúdo
explicativo de cada uma das inteligências, existem dois desafios ou atividades cujo
objetivo é o de estimular determinada inteligência e ao mesmo tempo o levar a uma
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melhor compreensão da mesma. O aluno ou professor pode optar por utilizar apenas um
dos dois desafios para cada inteligência.
Na “Biblioteca” foi disponibilizado uma lista de livros referentes ao assunto. Já
no item “Links”, encontra-se sites de vídeos ou artigos relacionados com o tema do
objeto (inteligências múltiplas). O “Glossário” foi construído com o intuito de deixar
claro termos e conceitos utilizados no decorrer do OA. No recurso “Entenda o IM”
encontram-se explicações de como o educador ou educando poderá utilizar da melhor
forma o OA IM, bem como as suas funcionalidades e objetivos. No item “Texto sobre
Inteligências Múltiplas” foi construído, pelas autoras, um artigo sobre o tema
relacionando-o também com questões sobre a virtualidade que será disponibilizado na
íntegra para leitura e/ou impressão.
No recurso pedagógico “Inteligência Espacial”, assim como nas demais
inteligências, foi disponibilizado dois desafios e um texto teórico. No desafio 1 foi
disponibilizada uma tela para desenho livre, onde o usuário deve desenhar, sem olhar, o
ambiente que se encontra. Pretende-se desenvolver a percepção espacial nestas
atividades No desafio 2 (Figura 3) aparece uma figura a qual tem duas interpretações.
Esta figura pode ser girada conforme o usuário desejar. Pretende-se ativar as múltiplas
percepções humanas desequilibrando conforme o que se tem como padrão.
Figura 3 – Desafio 2 da Inteligência Espacial
No recurso pedagógico “Inteligência Musical” também foram apresentados dois
desafios. No desafio 1 há um link para realização de um download de um software
chamado Mousing. Ao mover o mouse, os parâmetros sonoros intensidade e altura são
modificados. Este software também possibilita uma modificação pouco perceptível no
timbre. Antes da realização deste desafio foi disponibilizado um texto sobre as
Inteligências Musical e a Corporal-Cinestésica, com o título: “Inteligência Musical e
Inteligência Corporal-Cinestésica: Fundamentos Teóricos Para Aplicação no Objeto de
Aprendizagem IM (Inteligências Múltiplas)”. Neste texto estão incluídos conceitos e
informações sobre os Parâmetros Sonoros. Após a realização deste desafio, os alunos
deveriam postar no ambiente quais parâmetros sonoros foram modificados e como foi
sua experiência sonora.
No desafio 2 (Figura 4) foi disponibilizado uma Trilha Sonora chamada
“Interações” em forma de canção, cuja letra foi criada pelas desenvolvedoras do OA e a
música foi composta pela desenvolvedora Fátima Weber Rosas. Esta canção foi
disponibilizada em duas versões: uma completa e uma versão incompleta. As duas
versões foram disponibilizadas em formato mp3 e em arquivos do Word contendo a
letra. Após escutar a versão incompleta os alunos deveriam compor um final para a
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mesma. A segunda versão, a completa ou original, possibilitou aos alunos compararem
esta versão com as suas. Após a realização deste desafio, todos deveriam postar no
ambiente utilizado suas reflexões após a comparação das duas versões.
Figura 4 – Desafio 2 da Inteligência Musical
No recurso pedagógico “Inteligência Lógico Matemática”, assim como nas
demais inteligências, existe um texto de apoio referente à inteligência e os desafios
propostos foram a realização de um jogo, disponível em um site da internet, que utiliza
o raciocínio lógico onde o usuário deveria criar estratégias para resolver o que foi
proposto. Já no desafio 2, foram propostos dois problemas que utilizaram também de
lógica para a resolução.
No recurso “Inteligência Corporal-Cinestésica”, após a leitura do texto de
apoio: Inteligência Musical e Inteligência Corporal-Cinestésica: Fundamentos Teóricos
para Aplicação no Objeto de Aprendizagem IM Inteligências Múltiplas)”, foram
realizados dois desafios. O primeiro desafio (Figura 5) consiste em assistir três vídeos
contendo diferentes percussões corporais acompanhando a Trilha Sonora “Interações”,
criada pelas desenvolvedoras do objeto. Após assistirem os vídeos, os alunos deveriam
escolher dois deles (duas percussões corporais) e realizá-las junto com os vídeos. Em
seguida deveriam postar no ambiente, relatando como foi a sua experiência cinestésica.
O segundo desafio consistiu na criação de uma percussão corporal para uma canção de
livre escolha, seguido de registro contendo o nome da canção escolhida e um breve
relato da percussão criada e de como foi sua experiência cinestésica. Nos vídeos a
Trilha “Interações” foi apresentada completa e sem texto, ou seja, somente em sua
versão instrumental.
Figura 5 – Desafio 1 da Inteligência Corporal-Cinestésica
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No recurso “Inteligência Linguística”, após a leitura do texto teórico, os
desafios que foram propostos nesta inteligência visam mostrar o quanto o ser humano é
dependente da linguagem. Pois não importa o formato que um texto se apresente a ele,
este sempre vai ser seduzido pela linguagem do mesmo. Seja ele em formato de poesia
ou narração. E o quanto é importante que a clareza se faça presente em sua
comunicação, pois uma fala truncada, ou mal pontuada traz variadas interpretações
(Figura 6). Para isso, foi proposto um enunciado com três elementos que poderiam ter
diferentes funções, dependendo da pontuação da frase.
Figura 6 – Desafio 1 da Inteligência Linguistica
Recurso pedagógico “Inteligências Pessoais”: Reflexivo ou extrovertido?
Assim as inteligências pessoais mostram o ser humano, este pode ser voltado para si
mesmo, ou aberto as coisas do mundo, e os desafios propostos visaram objetivar isto. O
usuário do OA nestas inteligências tem a oportunidade de conhecer-se um pouco mais,
aprendendo com os desafios a reconhecer qual delas é a que predomina em si. Ou se é
possuidor das duas, pois nada impede que as inteligências interpessoal e intrapessoal
componham uma mesma personalidade. Para tanto, foi pedido que eles ouvissem
músicas. Cada uma delas traz presente emoções, que deveriam ser reconhecidas pelo
ouvinte. Umas reflexivas, para aflorar a Inteligência Intrapessoal. Outra permitindo
sociabilizar, através da Inteligência Interpessoal. (Figura 7).
Figura 7 – Desafio 1 das Inteligências Pessoais
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A construção desse objeto teve como foco a importância de como o educador
pode desenvolver as inteligências múltiplas em seus educandos. Apesar do OA IM ter
sido planejado e construído no intuito de abordar aspectos voltados para a virtualidade
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também poderá ser utilizado presencialmente. Pretendeu-se com ele proporcionar ao
educador embasamento para o reconhecimento de qual inteligência seu educando
possui, e possa utilizá-la como recurso de apoio para explanação ou fixação de seu
conteúdo.
O OA IM foi aplicado na disciplina Oficinas Virtual de Aprendizagem, no
Programa de Pós-Graduação da UFRGS (PGIE e PPGEDU), com duração de 20h,
distribuída em quatro encontros. Ao final dos encontros foi aplicado um questionário
para avaliação pedagógica e de interface. O objeto foi aprimorado após a aplicação e
encontra-se cadastrado no CESTA4 para que possa ser reutilizado em outros contextos.
De acordo com Behar (2009) os OAs nesses repositórios também podem ser utilizados
como fonte de pesquisa e referência para que outros educadores o utilizem e avaliem.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ROODA foi utilizado para as
interações, bem como para as discussões e postagens dos exercícios disponibilizados no
OA IM. Após seu uso na disciplina, realizou-se uma análise das interações dos alunos,
chegando-se, num primeiro momento, a resultados parciais. De uma maneira geral, a
turma mostrou-se favorável quanto à aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas a
partir de um OA. Uma aluna registrou em um dos chats: “As TIC’s podem possibilitar
mais facilmente o desenvolvimento das Inteligências em função dos recursos que as
mesmas oferecem” Outra aluna afirmou: “Obtive mais qualidade no desempenho dos
meus alunos quando entendi que poderia obter mais resultados se motivasse sua
atenção através do que eles se predispõem mais”. Estes comentários mostram o quanto
o objeto de aprendizagem IM possibilitou a reflexão sobre a Teoria trabalhada.
Alguns alunos se identificaram mais com algumas inteligências do que com
outras. Quanto aos desafios, foram inúmeros os comentários. Relataram enfrentar
diferentes graus de dificuldades na realização dos mesmos. Alguns chegaram a constatar
que não tinham determinada habilidade relacionada a uma inteligência específica por
nunca terem sido estimulados anteriormente.
Para utilizar o OA IM como recurso facilitador do processo de aprendizagem
tanto no presencial como no virtual, o professor precisa conhecer a Teoria das
Inteligências para uma aplicação adequada dos desafios propostos, identificando e
motivando o desenvolvimento das inteligências em seus alunos. Para a utilização do OA
IM em EAD, é importante o mesmo estar integrado a um AVA, para utilização dos
recursos de interação e comunicação.
NOTAS DE TEXTO
1-
Oficinas Virtuais de Aprendizagem – Disciplina oferecida pelo curso de Pós-Graduação em Educação e
Informática na Educação/UFRGS, ministrada pela doutora Patrícia Alejandra Behar.
2- Fátima Weber Rosas. Graduada em Licenciatura em Música. UFRGS. Especialista em Artes e Educação
Física na Educação Básica/UFRGS.
Letícia Rocha Machado. UFRGS/Pós-Graduação em Informática na Educação. Doutoranda em
Informática na Educação/UFRGS.
Rissem HWAS. UFRGS/ Formação em Letras Pós-Graduação em Língua Portuguesa.
Terezinha TORRES. UFRGS. Mestra em Matemática
3-
CmapTools é uma ferramenta que possibilita a criação colaborativa on-line de mapas conceituais de
maneira síncrona. Este software permite que as palavras, conceitos, imagens e outros sejam interligados
através de linhas conectoras.
4- CESTA (Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem) é um serviço de
diretórios que funciona como um repositório, permitindo o registro e a catalogação de objetos
educacionais.
CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação
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