IM e as Estratégias de Ensino
Diferenças individuais – utilizar diversas
estratégias de ensino
Mudar a inteligência enfatizada de
apresentação para apresentação
Haverá um momento ou dia em que um
aluno terá sua(s) inteligência(s)
desenvolvida(s).
Estratégia de Ensino para a
Inteligência Linguística
Narração de histórias
Explosão de ideias
Gravação em fita
cassete - CD
Redação de um diário
Publicação via web -
BLOG
Estratégias de Ensino para a
Inteligência Lógico-matemática
Cálculos e
quantificações
Classificações e
categorizações
Questionamento
socrático
Encontrar possíveis
soluções
Pensamento científico
Estratégias de Ensino para a
Inteligência Espacial
Visualização
Utilizar as cores
Metáforas por meio
de imagens
Esboço de ideias
Símbolos gráficos
Estratégias de Ensino para a
Inteligência Corporal-Cinestésica
Respostas corporais
O teatro da turma
Apresentar conceitos
através de ilustrações
físicas ou pela
mímica
Pensamento prático
Mapas corporais
Estratégias de Ensino para a
Inteligência Musical
Ritmos, canções, raps
e cânticos
Discografias
Música para uma
supermemória
Conceitos musicais
Música para criar um
determinado clima
Estratégias de Ensino para a
Inteligência Interpessoal
Compartilhar com os
colegas
Esculturas com
pessoas
Grupos cooperativos
Jogos de tabuleiro
Simulações - SIMS
Estratégias de Ensino para a
Inteligência Intrapessoal
Períodos de reflexão de
um minuto
Conexões pessoais
Momento de escolha
Momentos sintonizados
com o sentimento
Sessões de
estabelecimento de
objetivos
Estratégias de Ensino para a
Inteligência Naturalista
Caminhadas pela
natureza
Janelas para a
aprendizagem
Plantas como
acessórios
Animal de estimação
na sala de aula
ecoestudo
Desenvolvendo suas IM
Lembre-se – a maioria das pessoas pode
desenvolver todas as suas inteligências em um
nível de maestria relativamente competente.
Dotação biológica – hereditariedade ou
fatores genéticos e lesões cerebrais.
História de vida – experiência com pais,
professores, amigos e outros que estimulem.
Referencial histórico e cultural – incluindo
época e o local.
Wolfgang Amadeus Mozart
Dotação biológica
Nasceu de uma família de
músicos
O pai era compositor e
apoiou o desenvolvimento
do filho na
Europa numa época que
as artes eram apoiadas
por ricos patronos.
Ativadores e desativadores das
inteligências
Experiências cristalizadoras ou
cristalizantes - pontos críticos no
desenvolvimento
Experiências paralisadoras ou paralisantes
– experiências que “desligam” inteligências
Nenhum comentário:
Postar um comentário