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MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO - artigo cientifico

MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO                                               Carla Helena Gräff ¹                       ...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Avaliação

Avaliação
O que significa avaliar?
Avaliar = A + VALERE
“Dar valor ao mérito”
Avaliar é muito mais do que classificar o aluno
dentro de uma hierarquia de excelência
definida pelo processo educacional. É
imprescindível acompanhar mais o “como o
aluno está se desenvolvendo” do que
unicamente o “quanto” esse aluno se
desenvolveu.
“É mais fácil avaliar os conhecimentos de um
aluno do que suas competências, pois, para
apreendê-las, deve-se observá-lo, lidando com
tarefas complexas, o que exige tempo e abre
caminho à contestação”.
Philippe Perrenoud
Avaliação do processo ensino-aprendizagem.
Tipos de avaliação : do aluno, do professor,
do curso, da instituição.
A avaliação pressupõe um caminho para
obter informações que possibilitem analisar e
emitir julgamento de valor. Diferentes
perspectivas de avaliação levam à seleção de
diferentes procedimentos para avaliar.
Um método de coleta e de processamento
dos dados ;
auxilia no esclarecimento das metas e dos
objetivos educacionais;
sistema de controle de qualidade;
Diagnosticar
Identificar deficiências e superá-las;
Possibilitar a regulação de um determinado
programa;
Promover ajustes necessários à concretização
da aprendizagem;
Certificar aprendizagens;
Regular processos e atividades.
Prognosticar
Planejar novos dispositivos didáticos
Por quê ?
Faz parte do trabalho docente verificar o
rendimento dos alunos
o progresso alcançado pelos alunos reflete a
eficácia do ensino
Durante todo o processo de aprendizagem;
“A Avaliação é parte integrante do ensino e da
aprendizagem”
Vasco P. Moretto
“A avaliação contínua e cumulativa do
desempenho do aluno, com prevalência dos
aspectos qualitativos sobre os quantitativos e
dos resultados ao longo do período sobre os de
eventuais provas finais”.
Art. 24 - LDB
A avaliação do rendimento escolar, de acordo com a
resolução 023/2000 e Portaria 067/2000 CNE
Possibilitar o aperfeiçoamento do processo ensinoaprendizagem.
Aferir o desempenho do aluno quanto à apropriação
de competências e conhecimentos em cada área de
estudo.
Aferir o desempenho docente previsto no Plano
Político Pedagógico.
Aferir as condições físicas e materiais que
substanciam o processo ensino-aprendizagem.
A avaliação é parte integrante do processo de
aprendizagem
A avaliação vincula-se diretamente aos
objetivos da aprendizagem
A avaliação deve ser contínua
A avaliação deve ser objetiva
A avaliação deve abranger os diversos domínios
da aprendizagem
A avaliação deve envolver tambémo julgamento
dos alunos
Testar : verificar um desempenho através de
situações organizadas.
Medir : descrever quantitativamente.
Avaliar : interpretar dados quantitativos e
qualitativos, tendo por base padrões ou
critérios.
Identificar
Apontar
Distinguir
Explicar
Representar
Nomear
Definir
Demonstrar
Escrever
Verbalizar
Concluir
Compreender
Utilizar
Transformar
Resumir
Analisar
Entender
Processo contínuo e sistemático;
é funcional - objetivos ;
é orientadora - não visa eliminar alunos, mas
orientar o processo de ensino-aprendizagem;
é integral - dimensões do aluno (cognitivo,
afetivo e psicomotor).
Determinação dos objetivos e conteúdos a
serem avaliados
Escolha dos tipos de item a utilizar
Fixação do número de questões do teste e
seu tempo de explicação
Elaboração das questões e instruções
Revisão e aperfeiçoamento das questões
Organização do instrumento
Elaborar questões a partir de ideias e problemas
relevantes e que avaliem objetivos significativos.
Adaptar a dificuldade dos itens ao grau de
formação escolar dos alunos e ao nível da classe.
Redigir itens com poder de caracterizar os vários
níveis de desempenho dos alunos.
Usar linguagem clara, direta e sucinta na
redação das questões e instruções.
Organizar as questões em ordem de dificuldade
crescente, apresentando primeiro as mais
simples e depois as mais complexas.
Agrupar as questões de acordo com a forma, juntando todos os
itens do mesmo tipo (lacuna, múltipla escolha, certo - errado...).
Convém, ainda sempre que for possível, agrupar as questões que
versem sobre o mesmo conteúdo.
Evitar dar indícios da resposta certa de uma questão em outro
item.
Ao copiar os itens, preparando-os para impressão, não dividir uma
questão ao meio, colocando uma parte no fim de uma e outra
parte no começo da página seguinte.
Disponha as questões no papel deixando um certo espaço entre
elas, para facilitar a visualização e a leitura. Na prova, só inclua
ilustrações, quando puderem ser nitidamente reconhecidas.
Fazer o gabarito antes de aplicar o teste, deixando bem definido
os critérios de correção a serem utilizados.
Não se restringe somente a um conjunto
de exames parciais ou finais, mas se
desenvolvem no processo para coletar
indicadores de desempenho relativo as
competências (conhecimentos, habilidades e
atitudes).
A avaliação é um processo pelo qual se
procura identificar, aferir, investigar e analisar
as modificações do comportamento e
rendimento do educando, do educador e do
sistema, confirmando se a construção do
conhecimento se processou de forma teórica
ou prática.
As avaliações: diagnóstica, processual e
formativa serão, com certeza, instrumentos
fundamentais para auxiliar cada educando no
seu processo de desenvolvimento por
competências e no seu crescimento para
autonomia.
Determinação dos objetivos e conteúdos a
serem avaliados;
escolha dos tipos de item a utilizar (resposta
curta, lacuna, certo-errado, combinação,
múltipla-escolha);
fixação do número de questões do teste e
seu tempo de aplicação;
Elabore as questões e instruções com
antecedência;
Revise e aperfeiçoe das questões.
Entregue as questões impressas;
Prepare uma chave de correção.
Planeje as questões com antecedência;
elabore as questões de modo que estejam
coerente com os objetivos propostos para a
unidade de ensino;
redija os itens com clareza e exatidão,
especificando o que deseja como resposta;
formule as questões de acordo com o
tempo disponível para a aplicação.
Estabeleça critérios para a correção de cada
questão;
corrija a mesma questão de todas as provas, e
não cada prova separadamente;
tente manter o anonimato das provas;
Explique suas políticas de avaliação aos
alunos no início do semestre e lembre-os das
políticas regularmente;
Estabeleça padrões razoáveis;
Baseia suas notas no maior número de
evidências possível.
Assegure-se de que os alunos entendem as
orientações da prova.
Corrija, devolva e discuta questões da prova
tão logo possível.
Como regra, nunca mude uma nota.
Defenda-se contra predisposições ao dar notas.
Mantenha os alunos informados de suas situações
na classe.
Se um grande número de alunos errou a mesma
questão, revise e se for o caso elimine futuramente
a questão da prova.

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