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MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO - artigo cientifico

MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO                                               Carla Helena Gräff ¹                       ...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Atendimento Educacional Especializado e Laboratórios de aprendizagem

Atendimento Educacional Especializado e Laboratórios de aprendizagem
Profª  Ms. Matilde Scheid
      
AEE e Laboratórios de aprendizagem: o que são e a quem se destinam
       Material organizado pela professora Mara Sartoretto, da Universidade Federal do Ceará e Consultora da Organização dos Estados Iberoamericanos / OEI
       Jornal NH
       AEE
       A inclusão escolar tem início na Educação Infantil, na qual se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global
       O lúdico, o acesso às formas diferenciadas de comunicação, a riqueza de estímulos nos aspectos físicos, cognitivos, emocionais, psicomotores e sociais e a convivência com as diferenças favorecem as relações interpessoais, o respeito e a valorização da criança.
       Assim, o AEE deve estar presente em todas as etapas e modalidades da educação básica, e se destina a apoiar o desenvolvimento dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
       É oferta obrigatória nos sistemas de ensino, e deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou em centro especializado
       Para atuar na educação especial, o professor deve ter na sua formação, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área, possibilitando a sua atuação no AEE.
       O atendimento deve se dar de forma interdisciplinar, nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos e nos centros de AEE.
      
Salas de recursos multifuncionais
       As SRM são espaços da escola onde se realiza o AEE de alunos com NEE, matriculados na escola comum. O atendimento em SRM constitui um serviço educacional de natureza pedagógica, feito por professor especializado, num espaço dotado de materiais didáticos, equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, vinculadas a algum tipo de deficiência
       Laboratórios de aprendizagem
       Os laboratórios de aprendizagem oferecem aos alunos com problemas de aprendizagem – mas sem deficiência -  a oportunidade de equalizar saberes e ter acesso ao conhecimento como seus colegas
       Diferenças
       SRM e laboratórios de aprendizagem diferenciam-se: o AEE é um serviço oferecido aos alunos com deficiências e que tem seu enfoque na disponibilização de recursos, materiais, equipamentos e estratégias destinados a eliminar ou superar as barreiras decorrentes de uma deficiência específica e que impedem ou dificultam a aprendizagem
       O AEE não trabalha com enfoque nos conteúdos curriculares e nem com atividades semelhantes às da sala comum
       Já nos laboratórios de aprendizagem, os conteúdos escolares são trabalhados através de atividades variadas, que atendem ao estilo e ao ritmo de aprender de cada aluno e possibilitam a eliminação dos problemas que dificultam a aprendizagem


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