Atendimento Educacional Especializado e Laboratórios
de aprendizagem
Profª Ms. Matilde
Scheid
•
AEE e Laboratórios de aprendizagem: o que são e a quem se destinam
AEE e Laboratórios de aprendizagem: o que são e a quem se destinam
• Material
organizado pela professora Mara Sartoretto, da Universidade Federal do Ceará e
Consultora da Organização dos Estados Iberoamericanos / OEI
• Jornal
NH
• AEE
• A
inclusão escolar tem início na Educação Infantil, na qual se desenvolvem as
bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento
global
• O
lúdico, o acesso às formas diferenciadas de comunicação, a riqueza de estímulos
nos aspectos físicos, cognitivos, emocionais, psicomotores e sociais e a
convivência com as diferenças favorecem as relações interpessoais, o respeito e
a valorização da criança.
• Assim,
o AEE deve estar presente em todas as etapas e modalidades da educação básica,
e se destina a apoiar o desenvolvimento dos alunos com deficiências,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
• É
oferta obrigatória nos sistemas de ensino, e deve ser realizado no turno
inverso ao da classe comum, na própria escola ou em centro especializado
• Para
atuar na educação especial, o professor deve ter na sua formação, conhecimentos
gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área,
possibilitando a sua atuação no AEE.
• O
atendimento deve se dar de forma interdisciplinar, nas salas comuns do ensino
regular, nas salas de recursos e nos centros de AEE.
•
Salas de recursos multifuncionais
Salas de recursos multifuncionais
• As
SRM são espaços da escola onde se realiza o AEE de alunos com NEE, matriculados
na escola comum. O atendimento em SRM constitui um serviço educacional de
natureza pedagógica, feito por professor especializado, num espaço dotado de
materiais didáticos, equipamentos e recursos pedagógicos adequados às
necessidades educacionais dos alunos que apresentam dificuldades de
aprendizagem, vinculadas a algum tipo de deficiência
• Laboratórios
de aprendizagem
• Os
laboratórios de aprendizagem oferecem aos alunos com problemas de aprendizagem
– mas sem deficiência - a oportunidade
de equalizar saberes e ter acesso ao conhecimento como seus colegas
• Diferenças
• SRM
e laboratórios de aprendizagem diferenciam-se: o AEE é um serviço oferecido aos
alunos com deficiências e que tem seu enfoque na disponibilização de recursos,
materiais, equipamentos e estratégias destinados a eliminar ou superar as
barreiras decorrentes de uma deficiência específica e que impedem ou dificultam
a aprendizagem
• O
AEE não trabalha com enfoque nos conteúdos curriculares e nem com atividades
semelhantes às da sala comum
• Já
nos laboratórios de aprendizagem, os conteúdos escolares são trabalhados
através de atividades variadas, que atendem ao estilo e ao ritmo de aprender de
cada aluno e possibilitam a eliminação dos problemas que dificultam a
aprendizagem
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