Procedimentos de ensino aprendizagem
São atividades, procedimentos,
métodos, técnicas e
modalidades de ensino,
selecionados com o propósito de
promover a aprendizagem
Procedimentos de ensinoaprendizagem
Aula expositiva – apresentação oral de
um assunto logicamente estruturado.
Dogmática –mensagem sem
questionamento.
Dialogada – a mensagem apresentada
pelo professor é pretexto para
desencadear a participação dos
alunos.
Trabalhos em grupo
Discussão 66 ou Philips 66 – a turma
é subdividida em grupos de 6
participantes, que discutem um
assunto durante 6 minutos. Em
seguida, cada grupo apresenta aos
demais suas conclusões.
Trabalhos em grupo
Seminário – Definir o assunto a ser
pesquisado. A coleta de informações
deve ser feita em livros, revistas e
outros materiais, visando a análise e
interpretação dos alunos, eles devem
sistematizar as informações coletadas
para posterior exposição.
Ideal:Com especialista e/ou preparação
prévia.
Trabalhos em grupo
Brainstorm ou tempestade de ideias –
O professor escolhe o tema ou
problema para, em seguida, os alunos,
individualmente, exporem suas ideias
sobre ele. O professor faz o
fechamento com uma apreciação
crítica sobre o que foi apresentado.
Trabalhos em grupo
Dramatização (desempenho de
papéis, jogos dramáticos, jogos de
empresa)– Caracterização de uma
situação, representação e discussão.
Simulação – desenvolvimento de
problema.
Discussão em grupos
Grupo de Verbalização e Grupo de
Observação.
Grupo de formulação de questões.
Metodologias
Pequenos grupos
• Com uma só tarefa;
• Com tarefas diversas;
• Grupos de integração horizontal-vertical ou
painel integrado;
• Diálogos sucessivos;
• Grupos de oposição;
• Pequenos grupos para formular questões.
Estudo de caso
O caso é uma situação real de
negócios vivida por uma empresa em
determinado momento. O professor
deve elaborar casos hipotéticos,
tendo sempre como parâmetro a
realidade.
Estudo do meio
É uma técnica que permite ao aluno estudar
de forma direta o meio natural e social que
o circunda e do qual ele participa.
Criar condições para que o aluno entre em
contato com a realidade circundante,
aquisição de conhecimentos geográficos,
históricos, econômicos, desenvolver
habilidades de observar, pesquisar e tirar
conclusões.
Estágios, excursões, condução de pesquisas.
Trabalho com textos
O professor pode pedir aos alunos:
Elaborar uma pergunta sobre o texto;
Indicar um colega para responder;
O professor pode pedir aos alunos:
Questões para serem respondidas
individualmente, por escrito,
Que outros alunos apontem elementos
comuns e os divergentes do texto.
Base em Leitura e Escrita
Leituras
Trabalhos escritos
Material programado
Discussão dirigida
Exposição sobre o tema - palestra
Leitura do material individualmente,
Repostas a questões individualmente,
Apresentação em seminário ,
Debate sobre o tema.
Simulação empresarial
Jogos de empresas – modelos
matemáticos computadorizados ou não
que simulam uma determinada
realidade.
Dinâmicas de grupo/Oficinas
A dinâmica de grupo não substitui o
conhecimento ou qualquer conteúdo, mas
apenas auxilia a sua assimilação por meio da
dinamização do trabalho pedagógico.
Uso adequado da aula expositiva
Vantagens:
Mostra-se mais econômica que outras estratégias:
professor pode dar aula pra grande quantidade de alunos
É bastante flexível:
Pode-se adaptar a diversos públicos
Independem de outros recursos (material impresso,
projeções, etc)
É um meio rápido: Conteúdo é apresentado em sua forma
final
Pode ser dada por qualquer profissional que domine a
matéria, mesmo que não disponha de maiores
conhecimentos pedagógicos.
Quando usar aula expositiva?
O uso da exposição é adequado para:
Transmitir conhecimentos
Apresentar um assunto de forma organizada
Introduzir os alunos em determinado assunto
Despertar a atenção em relação ao assunto
Transmitir experiências e observações pessoais não
disponíveis sob outras formas de comunicação
Sintetizar ou concluir uma unidade de ensino ou um curso.
Limitações:
Pouco adequada para níveis elevados de domínio
Discussão
Objetivos da discussão:
Favorecer a reflexão acerca de conhecimentos obtidos
mediante leitura ou exposição
Desenvolver novos conhecimentos mediante a utilização de
conhecimentos e experiências anteriores
Favorecer o enfoque de um assunto sob diferentes ângulos
Dar oportunidade aos alunos para formular princípios com
suas próprias palavras e sugerir aplicações para esses
princípios
Ajudar os alunos a se tornarem conscientes dos problemas
que aparecem na informação obtida a partir de leituras
Facilitar a aceitação de informações ou teorias contrárias
às crenças tradicionais ou idéias prévias
Discussão
Vantagens:
Discussão bem sucedida pode ser agradável para alunos e
professores, pois se torna um divertimento intelectual
Constitui em exercício de liberdade – aprendizagem
democrática
Uma das estratégias mais interessantes para o ensino
superior
Limitações
Pode não ser eficiente quando os membros do grupo não
dispõem de conhecimentos necessários como requisitos
prévios
Podem gerar baixo nível de participação, fuga dos
objetivos, animosidade entre os participantes.
Seminário
Seminário: grupo de pessoas que se reúnem sob a
coordenação de um especialista com o objetivo de estudar
um tema
Bastante utilizado na graduação e pós-graduação
O mais importante não é “expor o tema”, mas criar
condições para a discussão
Papel do coordenador:
Organizar o seminário
Elaborar o calendário de apresentações
Orientação quanto a busca de fontes
Auxilia na organização do assunto e planejar a
apresentação
Coordenar a sessão de crítica e fazer comentários finais
acerca da exposição
Nenhum comentário:
Postar um comentário