Postagem em destaque

MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO - artigo cientifico

MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO                                               Carla Helena Gräff ¹                       ...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia (Moran)

Ensino e aprendizagem inovadores
com tecnologia (Moran)
• Educar – processo de colaboração entre
professores e alunos (escolas e organizações)
para transformação da vida em processos
permanentes de aprendizagem.
• Sociedade de informação – reaprender
• Tecnologias : telemáticas, audiovisuais, textuais,
orais, musicais, lúdicas e corporais.
O educador e as novas mídias
• "Um indivíduo consegue hoje um diploma de curso superior sem
nunca ter aprendido a comunicar-se, a resolver conflitos, a saber
o que fazer com a raiva e outros sentimentos negativos" (Carl
Rogers)
• As tecnologias oferecem um leque de opções metodológicas
para a organização da comunicação.
• Educador – dominar as formas de comunicação
interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática
O educador e as novas mídias
• Programas para criação de ambientes virtuais
de ensino: Eureka (PUC), LearningSpace
(Lotus-IMB), WEBCT, Aulanet (Puc-Rio),
FirstClass, Blackboard, LearnLoop;
• Visão aberta do docente – ferramentas simples.
Ferramentas
• Lista eletrônica/Fórum;
• Aulas-pesquisa;
• Construção cooperativa;
• Chat/bate-papo
O que muda no papel do professor?
• Relação de espaço, tempo e comunicação com os
alunos.
• Aumenta o espaço de troca;
• Ampliação do tempo para enviar ou receber
informações;
• Ampliação do processo de comunicação;
• Intercalar o papel da aula expositiva e aula-pesquisa
• Papel do professor de animador e coordenação (flexível
e constante) muita atenção, sensibilidade, intuição e
domínio tecnológico.
Mudanças na educação presencial
com tecnologias
• Formas de gestão menos centralizadas, mais
flexíveis e integradas;
• Reorganização física dos prédios;
• Processos de comunicação tendem a ser mais
participativos;
• Cursos híbridos no estilo, presença, tecnologias,
requisitos.
Equilibrar o presencial e o virtual
• Problemas no presencial, não será resolvido no
virtual;
• Presencial – conhecer, criar elos, confiança,
afeto.
• Virtual – realizar trocas mais rápidas, cômodas e
práticas.
• Mudança do conceito de aula, de curso.
Alguns problemas no uso da
Internet na educação
• confusão entre informação e conhecimento;
• Alguns alunos não aceitam facilmente essa
mudança na forma de ensinar e de aprender;
• facilidade de dispersão;
• impaciência de muitos alunos por mudar de
um endereço para outro;
Ensino e aprendizagem inovadores
com tecnologia
“ A Internet será ótima para professores inquietos, atentos
a novidades, que desejam atualizar-se, comunicar-se
mais. Mas ela será um tormento para o
professor que se acostumou a dar aula sempre da
mesma forma, que fala o tempo todo na aula, que
impõe um único tipo de avaliação. Esse professor
provavelmente achará a Internet muito complicada - há
demasiada informação disponível - ou, talvez pior, irá
procurar roteiros de aula prontos -e já existem muitos -
e os copiará literalmente, para aplicá-los
mecanicamente na sala de aula. “ Moran

Nenhum comentário:

Postar um comentário