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MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO - artigo cientifico

MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO                                               Carla Helena Gräff ¹                       ...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Os Fundamentos Da Teoria Das Inteligências Múltiplas


Os Fundamentos Da Teoria Das
Inteligências Múltiplas
“Nós somos todos tão
diferentes, em grande
parte, porque possuímos
diferentes combinações de
inteligências. Se
reconhecermos isso,
penso que teremos pelo
menos uma chance
melhor de lidar
adequadamente com os
muitos problemas que
enfrentamos neste
mundo.” Howard Gardner
(1987)
Origens da Teoria das IM
1904 – Alfred Binet – cria os primeiros
teste de inteligência – QI
1983 – Howard Gardner – livro
Estruturas da Mente – 7 inteligências
1999 – Gardner apresenta a oitava
inteligência
Binet X Gardner
A inteligência tem mais a ver com a
capacidade de:
Resolver problemas
Criar produtos em ambientes com
contextos ricos e naturais
As oito inteligências
Inteligência linguística
Inteligência lógico-matemática
Inteligência espacial
Inteligência corporal-cinestésica
Inteligência musical
Inteligência interpessoal
Inteligência intrapessoal
Inteligência naturalista
Inteligência Linguística
Capacidade de usar as
palavras de forma
efetiva, quer oralmente
(por exemplo, contador
de histórias, orador ou
político), quer
escrevendo (por
exemplo, como poeta,
dramaturgo, editor ou
jornalista.
Inteligência lógico-matemática
Capacidade de usar os
números de forma
efetiva (por exemplo,
como matemático,
contador ou estatístico) e
para raciocinar bem
(cientista, programador
de computador ou
lógico)
Inteligência espacial
Capacidade de
perceber com precisão
o mundo visuo-espacial
(como caçador,
escoteiro ou guia) e de
realizar transformações
sobre essas
percepções (decorador
de interiores, arquiteto,
artista ou inventor).
Inteligência Corporal-cinestésica
Perícia no uso do corpo
todo para expressar idéias
e sentimentos(ator,
mímico, atleta ou
dançarino) e facilidade no
uso das mãos para
produzir ou transformar
coisas(artesão, escultor,
mecânico ou cirurgião).
Inteligência Musical
Capacidade de
perceber (aficionado
por música),
discriminar (como um
crítico de música),
transformar (como
compositor) e
expressar formas
musicais (musicista).
Inteligência Interpessoal
Capacidade de
perceber e fazer
distinções no
humor, intenções,
motivações e
sentimentos das
outras pessoas.
Influenciar um
grupo de pessoas.
Inteligência Intrapessoal
Autoconhecimento e a
capacidade de agir
adaptativamente com
base neste
conhecimento. Possuir
uma imagem precisa
de si mesmo.
Capacidade de
autodisciplina, autoentendimento
e autoestima.
Inteligência naturalista
Perícia no
reconhecimento e
classificação das
numerosas espécies –
a flora e a fauna – do
meio ambiente do
indivíduo.
Sensibilidade a outros
fenômenos naturais.
Localização cortical das inteligências múltiplas propostas
por Gardner.
Inteligência Área cortical responsável
Lógicomatemática
região têmporo-paríeto-ocipital
Linguística área de Wernicke, área de Broca,
região têmporo-paríeto-ocipital (hemisfério
esquerdo)
Musical Lobo temporal (hemisfério direito)
Corporalcinestésica
Giro pós-central, córtex pré-motor
Espacial região têmporo-paríeto-ocipital
Interpessoal lobos frontais
Intrapessoal lobos frontais
Base teórica da Teoria das IM
Isolamento potencial por lesão cerebral
Existência de Savants, prodígios e outros
indivíduos excepcionais
História desenvolvimental distintiva
Apoio de achados psicométricos
Apoio de tarefas psicológicas experimentais
Uma operação ou um conjunto de operações
centrais identificável
Suscetivildiade à codificação em um sistema
simbólico.
Pontos-chave na Teoria das IM
Toda pessoa possui todas as oito
inteligências
A maioria das pessoas pode desenvolver
cada inteligência num nível adequado de
competência
As inteligências, normalmente, funcionam
juntas de maneira complexa
Existem muitas maneiras de ser inteligente
em cada categoria.

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