Planejamento
Três etapas:
• Preparação:
Formulação de objetivos
Previsão dos passos para atingir os objetivos
• Acompanhamento:
Após o plano ter sido colocado em ação
Planejamento Educacional
Acompanhamento da ação educativa do professor
Acompanhamento do aprendizado do alunos
• Aperfeiçoamento:
Avaliação do alcance dos objetivos propostos
Proceder com os ajustes necessários
• Baseado no enfoque sistêmico
• Planejamento evita improvisações, garante o alcance
dos objetivos, maior segurança, maior economia de tempo
e energia.
Planejamento
• Níveis de planejamento:
Planejamento educacional: nível mais amplo
Planejamento curricular: no âmbito da escola/universidade
Planejamento de ensino: ação do professor
• Etapas:
• Diagnóstico da realidade:
Necessidades e expectativas dos alunos
Importância e status da disciplina no contexto do curso
Recursos disponíveis
Diagnóstico de Ensino
Definição de objetivos
Determinação de conteúdo
Seleção das estratégias
Seleção dos recursos
Avaliação
• Feedback:
Alterações no curso a partir de feedback dos alunos
Novas leituras
Diálogo com outros professores
Contato com novas experiências educacionais
Diagnóstico de Ensino
Avaliação dos alunos, da programação e da própria
atuação Avaliação.
• Replanejamento
Plano de Ensino-Aprendizagem
1. Disseminar o conhecimento (informações e
idéias atualizadas);
Objetivos da aprendizagem
na Educação Superior
2. Desafiar o estudante a
usar ideias e informações (aplicabilidade);
3. Criar espaços para que o estudante
teste idéias e hipóteses (habilidades
críticas, relação entre ensino e pesquisa);
4. Desafiar o estudante
a gerar idéias e evidências (habilidades
criativas, descoberta da questão certa);
5. Desafiar os estudantes
a planejarem e administrarem sua própria
aprendizagem.
Aprender é
Buscar informações;
Rever a própria experiência;
Adquirir habilidades;
Adaptar-se às mudanças;
Descobrir significados;
Modificar atitudes e
comportamentos.
O que é um Plano de Ensino-Aprendizagem ?É a organização das decisões
sobre a ação do professor,
visando à aprendizagem.
O que é um Plano de Ensino-Aprendizagem ?
Constitui previsão das atividades
a serem desenvolvidas ao longo
de um ano ou semestre.
Instrumento para identificar a
relação da disciplina com as
disciplinas afins e com o curso
tomado de forma global.
Funções do Plano
Esclarecer a ideia
Firmar a opção
Compreender melhor a realidade
Organizar o processo
Estabelecer a coerência entre a
ideia, o processo e o resultado.
Utilidades do Plano
Se os planos são antecipações
da prática e não exigências
burocráticas, são recursos
para conhecer o que se faz,
para avaliação visando à
melhoria.
Características
É feito antes do curso iniciar;
Não é fechado ou inflexível;
Está dividido em partes;
As partes estão diretamente
relacionadas.
Perguntas que o Professor Deve
Fazer
O que devo ensinar ?
Como poderei ensinar ?
Quais os objetivos do curso ?
Qual o objetivo da disciplina no curso ?
Que objetivos pretendo que os alunos
alcancem ?
Como “diagnosticar” se ocorreu
aprendizagem ?
Plano da Disciplina
Esclarecimentos quanto:
Duração
Objetivos gerais
Conteúdo programático
Procedimentos de ensino
Instrumentos de avaliação
Fatores de influência:
Orientação da universidade/faculdade
Habilidades do professor Recursos disponíveis, etc.
• O plano da disciplina deve:
• Relacionar-se intimamente com o plano curricular de
modo a garantir coerência com o curso como um todo
• Adaptar-se às necessidades, capacidades e interesses
do aluno
• Ser elaborado a partir de objetivos realistas, levando em
consideração os meios disponíveis para alcançá-los
• Envolver conteúdos que efetivamente constituam meios
para o alcance dos objetivos
• Prever tempo suficiente para garantir a assimilação dos
conteúdos pelos alunos
• Ser suficientemente flexível para possibilitar o
ajustamento a situações que não forma previstas
• Possibilitar a avaliação objetiva de sua eficácia
Modelo de plano de ensino
Não existe um modelo rígido;
Cada IES pode criar seus
modelos;
Deve ter uma sequência
coerente de elementos a serem
considerados no processo de
ensino-aprendizagem.
Partes do Plano
Identificação;
Objetivos: Geral e Específico;
Unidades e Subunidades;
Procedimentos Metodológicos;
Procedimentos de Avaliação;
Referências Bibliográficas:
Básica,
Partes do plano
B – Objetivos Características:
Clareza
Simplicidade
Validade
Operacionalidade
Pode ser avaliado
Objetivos
Constituem a base do planejamento racional do ensino
Incentiva os professores a pensar e planejar em termos
específicos
Fornecem a base racional para a avaliação da
aprendizagem
Auxiliam na escolha das estratégias e recursos de ensino
Informa aos estudantes e demais interessados do que o
curso se propõe a realizar
Auxiliam os alunos a efetuar um estudo seletivo
Proporcionam aos alunos um sistema de feedback
Ajudam a rever os conteúdos mediante a verificação de sua
relevância no contexto do plano de ensino
Objetivo Geral
O que o aluno será capaz de fazer após a conclusão da
disciplina ou do curso.
Objetivo da disciplina.
Objetivos Específicos
Tem caráter intermediário.
Comportamos esperados dos alunos ao final da unidade da
disciplina ou das aulas ministradas.
Podem ser denominados objetivos instrucionais ou
objetivos de aprendizagem.
Verbos que geram múltiplas interpretações
Compreender
Conscientizar
Saber
Aprender
Gostar
Definir
Citar
Identificar
Apontar
Entender
Acreditar
Comparar
Sublinhar
Grifar
Domínios de aprendizagem
Os objetivos de aprendizagem podem ser classificados em três domínios:
Cognitivo
Afetivo
Psicomotor
Domínios de aprendizagem
Domínio Cognitivo:
• A – Memorização: citar, identificar, listar, definir.
• B – Compreensão: ilustrar, exemplificar, traduzir.
• C – Aplicação: aplicar, demonstrar, usar, inferir.
• D – Análise: analisar, distinguir, categorizar, discriminar.
• E – Síntese: resumir, compor, formular, deduzir.
• F – Avaliação: avaliar, criticar, julgar, decidir
Domínio afetivo:
• A – Receptividade: escutar, atender, perceber, aceitar.
• B – Resposta: concordar, acompanhar, responder.
• C – Valorização: reconhecer, apreciar, aceitar.
• D – Organização: organizar, pesar, formar, desenvolver e Discutir.
• E – Caracterização por um valor ou complexo de valores: revisar, mudar, rejeitar e acreditar
Domínios psicomotores:
• Exemplos: saltar, alcançar, tolerar, parar, mergulhar, gesticular.
Partes do plano
C – Conteúdo
Apresentado a partir da organização sequencial das unidades que a compõem e dos objetivos propostos.
Critérios para seleção de conteúdos
• A - Vinculação aos objetivos
• B – Validade/Atualização
• C – Significação
• D – Flexibilidade
• E – Utilidade
• F – Adequação ao nível dos alunos: faixa etária, nível socioeconômico, aspirações
profissionais, hábitos de estudo, conhecimentos anteriores, motivação para estudar a matéria, etc.
• G – Adequação ao tempo
Função dos conteúdos
• Um dos itens mais importantes na elaboração dos
planos de ensino
• Antigamente:
• Ponto de partida para o planejamento de ensino
• Distribuir, de acordo com o tempo, os conteúdos do
programa
• Atualmente:
• Conteúdo passa a ser encarado como elemento
para concretização dos objetivos
• Conhecimento do grupo de alunos a quem será
apresentada
• Devem ser criteriosamente selecionados
• Devem ser organizados de forma racional
Partes do plano
D – Estratégias de Aprendizagem
Esclarecimentos acerca dos
procedimentos a serem utilizados para
facilitar o processo de aprendizagem
Exemplos: aulas expositivas, seminários,
dramatização, etc.
Partes do plano
E – Procedimentos Metodológicos
São atividades, procedimentos, métodos,
técnicas e modalidades de ensino,
selecionados com o propósito de promover
a aprendizagem.
Partes do plano
F – Estratégias de avaliação
Procedimentos referentes à avaliação para
alcance dos objetivos propostos.
Deve-se considerar o sistema de avaliação
vigente na IES (regimentos internos podem
limitar as formas de avaliação).
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