Neurociência x Aprendizagem
Estimulação infantil - A chave para o desenvolvimento do cérebro
Vinte anos de pesquisa mostra que aspecto mais crítico do desenvolvimento do córtex em adolescência foi a estimulação de quatro anos de idade.
- Uma infância cercada de livros e brinquedos educativos vão deixar impressões digitais positivos no cérebro de uma pessoa bem no final da adolescência, mostro um estudo de pesquisa de duas décadas. Os cientistas descobriram que a estimulação mais mental de uma criança fica em torno de quatro anos de idade, idade mais desenvolvida as partes de seus cérebros dedicados à linguagem e cognição.
Sabe-se que a experiência da infância influencia o desenvolvimento do cérebro, mas os cientistas têm tido única evidência para isso tem geralmente vêm de casos extremos, como as crianças que tinham sido abusados ou sofreram trauma. Martha Farah , diretora do centro de neurociência e sociedade na Universidade de Pensilvânia, que liderou o estudo mais recente, queria descobrir como uma faixa normal de experiências na infância pode influenciar o desenvolvimento do cérebro Farah teve dados de pesquisas da vida doméstica e imagens do cérebro de 64 participantes realizadas ao longo de 20 anos.
Seus resultados, apresentados no domingo na reunião anual da Sociedade de Neurociência, em Nova Orleans , mostrou que a estimulação cognitiva dos pais com a idade de quatro foi o fator-chave para prever o desenvolvimento de várias partes do córtex - camada de matéria cinzenta do lado de fora do cérebro - 15 anos mais tarde. Os participantes foram acompanhados desde que tinham quatro anos de idade. Os pesquisadores visitaram suas casas e gravaram uma série de detalhes sobre suas vidas para medir estimulação cognitiva, detalhes como o número de livros infantis que tinham, se tinham brinquedos que lhes ensinou sobre cores, números ou letras, ou se brincavam com instrumentos musicais reais ou de brinquedo.
Os pesquisadores também avaliaram os participantes no "parental nurturance" - quanto carinho, apoio e cuidado a criança recebia dos pais. As mesmas pesquisas foram realizadas quando as crianças tinham oito anos de idade. Quando os participantes tinham entre 17 e 19, tiveram seus cérebros escaneados. Os resultados obtidos por Farah mostraram que o desenvolvimento do córtex no final da adolescência estava intimamente correlacionado com a estimulação cognitiva da criança com a idade de quatro. Todos os outros fatores, incluindo parental nurturance em todas as idades e estimulação cognitiva aos oito anos - não tiveram efeito.
Farah disse que esses resultados mostraram evidências para a existência de um período sensível, no início da vida de uma pessoa, e que determinou o melhor desenvolvimento do córtex. "Isto realmente dá suporte a ideia de que os primeiros anos são especialmente influentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário