Postagem em destaque

MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO - artigo cientifico

MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO                                               Carla Helena Gräff ¹                       ...

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

BIBLIOGRAFIA PARA NEUROPSICOPEDAGOGIA E PSICOPEDAGOGIA



         



Bibliografia Básica

CUNHA JÁ, org. Psicodiagnóstico. 4ª Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993

BOSSA, Nádia Aparecida. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 
                                       
FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. 

LURIA AR. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Ed. da USP, 1981

PAÍN, Sara.  Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem.  4. ed.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. 

RUBINSTEIN, Edith. A psicopedagogia e a Associação Estadual de Psicopedagogia de São Paulo. In SCOZ, Beatriz Judith Lima (et al). Psicopedagogia: o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. 

VASCONCELLOS, Celso.  Avaliação da aprendizagem:  construindo uma práxis. In: Temas em educação – 1º Livro da Jornadas de 2002. Futuro Eventos. 
WEISS, Maria Lúcia Lemme.  Psicopedagogia clínica:  uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

Referências Bibliográficas da Internet

Aspectos da Avaliação Neuropsicologia


Neuropsicopedagogia Clínica


Provas operatórias de Piaget

http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/19867/2/59442.pdf

Avaliação cognitiva

http://www.logistica-iec.com.br/protocolos%20de%20testes.pdf

Técnicas de intervenção psicopedagógica.


Instituto de Neurociência Aplicada INEA


Intervenção na prática psicopedagógica: um estudo de caso

Práticas psicopedagógicas

Dificuldades de leitura e escrita: uma intervenção Psicopedagógica

Introdução A Psicopedagogia

Psicopedagogia: algumas considerações Teóricas e práticas


Psicopedagogia: aparando arestas pela história

Psicopedagogia: um conhecimento em contínuo Processo de construção

Sistema de apoio cognitivo para análise Psicopedagógica

Afetividade, cognição e conduta na prova operatória de seriação

O uso de brinquedos e jogos na intervenção psicopedagógica de Crianças com necessidades especiais


HERCULANO-HOUZEL, S. O cérebro em transformação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
ROTTA, N.T., OHLWEILER, L., RIESGO, R.S. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ALMEIDA, L. B. de; Introdução à Neurociência: Arquitetura, função, interacções e doença do Sistema Nervoso. Lisboa: Climepsi Editores, 2010.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Ser professor: um diálogo com Henri Wallon. In: MAHONEY, A.; ALMEIDA, L. R. (Org.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004. p. 119-142.

CARVALHO, F. A. H. de; Reaprender a Aprender: a pesquisa como alternativa metacognitiva. 150f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

GAZZANIGA, M. S.; IVRY, R. B.; MANGUN, G. R.  Neurociência Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2006.


KOLB, B.; WHISHAW, I. Q. Neurociência do comportamento. São Paulo: Manole, 2002.
                     
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M.. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre, 2008.

MARKOVA, D. O natural é ser inteligente. São Paulo: Summus, 2000.

SQUIRE, L. R.; KANDEL, E. R. Memória: da mente às moléculas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 10ª ed. São Paulo: Ícone, 2006.

WOLFE, P. Compreender o funcionamento do cérebro: e a sua importância para a aprendizagem. Porto: Porto Editora, 2004.

Livros da autora Marta Relvas
Livro O neurônio da leitura









Nenhum comentário:

Postar um comentário