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MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO - artigo cientifico

MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO                                               Carla Helena Gräff ¹                       ...

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

ALTAS HABILIDADES

parecer pedagógico – ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO[i]

1) dados de Identificação:


Nome do Estudante: _____________________________________________  Idade: __________

Escola: _______________________________________________  Ano/Série: ____Turno: _____

Professora Regente: _______________________________________________ Turma: ________

 Dias de atendimento: __________________ Período de Atendimento: ___/___/___ a ___/___/___


2) instrumentos de identificação:


(    ) Lista de Verificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (FREITAS;PÉREZ, 2012)
(    ) Em Braille (DINIZ, 2010)     (   ) Ampliado (DINIZ, 2010)

(    ) Autonomeação e nomeação pelos Colegas (PÉREZ, 2011)
(    ) Em Braille (DINIZ, 2010)     (   ) ampliado (DINIZ, 2010)
                            
 (    ) Questionários de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação- Aluno (QIIAHSD-A) (PÉREZ, 2011)
(    ) Em Braille (DINIZ, 2010)     (   ) ampliado (DINIZ, 2010)

(    ) Questionários de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação- Responsáveis (QIIAHSD-R) (PÉREZ, 2011)
(    ) Em Braille (DINIZ, 2010)     (   ) Ampliado (DINIZ, 2010)

(    ) Questionários de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação- Professor (QIIAHSD-Pr) (PÉREZ, 2011)
(    ) Em Braille (DINIZ, 2010)     (   ) Ampliado (DINIZ, 2010)

(    ) Portfólio do aluno
(    ) Em Braille (DINIZ, 2010)     (   ) ampliado (DINIZ, 2010)

(    ) Questionário Complementar de Características Artísticas e Esportivas (QCCAE) (PÉREZ, 2011)
(    ) Em Braille (DINIZ, 2010)     (   ) ampliado (DINIZ, 2010)

(    ) Outro: _____________________________________________________________________


3) histórico:
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4) parecer:

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Conforme a definição de Renzulli (1979 e 1986), o estudante apresenta/não apresenta indicadores de altas habilidades/superdotação, visto que demonstra/não demonstra elevados níveis de habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade na(s) área(s)...........

Cidade, ______ de ________________de 20_____.


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Assinatura do Responsável pelo AEE


__________________________________________________________________
Assinatura da Direção ou Supervisão da Escola




[i] Elaborado pela Profa. Dra. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez, com a colaboração de professores de redes municipais de ensino do RS e PR (2012).


ROTEIRO PARA PREENCHIMENTO DO PARECER PEDAGÓGICO DE ALUNOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO[1]


Passo a passo

1) Dados de Identificação: (Preencher conforme a ficha)
2) Instrumentos de Identificação: Assinalar os instrumentos utilizados para a identificação.
3) Histórico:
·         Como chegou no AEE: (por encaminhamento do SOE; a partir de observações do professor; observações da família; indicação de outros profissionais que trabalham com o estudante; solicitação do próprio estudante...)
·         Questões escolares ( aprovações, reprovações; acontecimentos relevantes...)
·         Atividades extracurriculares (na escola ou fora dela)
·         Questões familiares (estrutura e funcionamento familiar; fatos marcantes...)
·         Questões de saúde (medicamentos; internações; doenças crônicas...)
4) Como o estudante se vê: (preferências; relacionamentos;  habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade; suas dificuldades; caso apareça colocar a liderança... )
·         Síntese do questionário do estudante
·         Dados obtidos através de contato direto com o estudante
5) O que o responsável relata: ( preferências; relacionamentos;  habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade; suas dificuldades; caso apareça colocar a liderança... )
·         Síntese do questionário dos responsáveis
·         Dados obtidos através de contato direto com o responsável
6) O que o professor  relata: (preferências; relacionamentos;  habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade; suas dificuldades; caso apareça colocar a liderança; apontamentos específicos das questões pedagógicas destacando áreas em potencial e a serem desenvolvidas; necessidade de elaborar uma flexibilização ou compactação curricular).
·         Síntese do questionário do professor
·         Dados obtidos através de contato direto com o professor
7) Relato do professor do AEE:
·         Aspectos observados nos atendimentos (apontamentos específicos das questões pedagógicas destacando áreas em potencial e a serem desenvolvidas; necessidade de elaborar uma flexibilização ou compactação curricular).
·         Conexões entre questionários e portfólios
·         Dados coletados com outros profissionais que trabalharam com o estudante no período em que freqüentou o AEE ( acompanhamento médico, psicológico,outros professores,  profissionais de áreas específicas...)
8) Fechamento:
·         Encaminhamentos
·         Base teórica: Conforme a definição de Renzulli (1979 e 1986), o estudante apresenta (ou não) indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, visto que demonstra (ou não) elevados níveis de habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade na(s) área(s)...

·         Data e assinatura




Para refletir:


“Já existem documentadas algumas experiências levadas a cabo em escolas que se propuseram a desenvolver projetos colaborativos que atendessem aos objetivos curriculares e avaliativos impostos pelos governos. Mediante uma variedade de aulas especiais (por exemplo, computação e atividades corporais-cinestésicas) e ações extracurriculares, aos alunos foi dada a oportunidade de descobrirem as áreas em que eram mais fortes e, assim, desenvolverem suas inteligências específicas. Os resultados nas escolas da amostragem indicaram que os professores relataram aumento da motivação por parte dos alunos sendo que eles mesmos apreciaram a oportunidade de refletirem sobre seu próprio crescimento e desenvolvimento escolar. Para além disso, os programas desenvolvidos, tanto com crianças quanto com jovens, confirmaram que a importância maior lançada sobre um intervalo mais amplo de talentos foi capaz de levar destaque a indivíduos que,  anteriormente, haviam sido considerados sem grande expressão ou que até mesmo estavam sob risco de reprovação escolar...”

 Como pensar o currículo  considerando as necessidades, capacidades e potenciais de todos os alunos?

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