parecer pedagógico – ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO[i]
1) dados de Identificação:
Nome do Estudante:
_____________________________________________
Idade: __________
Escola:
_______________________________________________
Ano/Série: ____Turno: _____
Professora Regente:
_______________________________________________ Turma: ________
Dias de atendimento: __________________
Período de Atendimento: ___/___/___ a ___/___/___
2) instrumentos de identificação:
(
) Lista de Verificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação
(FREITAS;PÉREZ, 2012)
( ) Em Braille (DINIZ, 2010) ( ) Ampliado (DINIZ, 2010)
( ) Autonomeação e nomeação
pelos Colegas (PÉREZ, 2011)
( ) Em Braille (DINIZ,
2010) ( ) ampliado (DINIZ, 2010)
( ) Questionários de Identificação de
Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação- Aluno (QIIAHSD-A) (PÉREZ, 2011)
( ) Em Braille (DINIZ, 2010) (
) ampliado (DINIZ, 2010)
(
) Questionários de Identificação de Indicadores de Altas
Habilidades/Superdotação- Responsáveis (QIIAHSD-R) (PÉREZ, 2011)
(
) Em Braille (DINIZ, 2010)
( ) Ampliado (DINIZ, 2010)
(
) Questionários de Identificação de Indicadores de Altas
Habilidades/Superdotação- Professor (QIIAHSD-Pr) (PÉREZ, 2011)
(
) Em Braille (DINIZ, 2010)
( ) Ampliado (DINIZ, 2010)
(
) Portfólio do aluno
( ) Em Braille (DINIZ, 2010) (
) ampliado (DINIZ, 2010)
( ) Questionário Complementar de Características
Artísticas e Esportivas (QCCAE) (PÉREZ, 2011)
( ) Em Braille (DINIZ, 2010) (
) ampliado (DINIZ, 2010)
(
) Outro:
_____________________________________________________________________
3) histórico:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) parecer:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conforme a definição
de Renzulli (1979 e 1986), o
estudante apresenta/não apresenta indicadores de altas
habilidades/superdotação, visto que demonstra/não demonstra elevados níveis de
habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade na(s)
área(s)...........
Cidade, ______ de ________________de
20_____.
_________________________________________________________________
Assinatura do
Responsável pelo AEE
__________________________________________________________________
Assinatura da Direção
ou Supervisão da Escola
[i]
Elaborado pela Profa. Dra. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez, com a
colaboração de professores de redes municipais de ensino do RS e PR (2012).
ROTEIRO PARA PREENCHIMENTO DO PARECER PEDAGÓGICO DE ALUNOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO[1]
ROTEIRO PARA PREENCHIMENTO DO PARECER PEDAGÓGICO DE ALUNOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO[1]
Passo a passo
1)
Dados de Identificação: (Preencher
conforme a ficha)
2)
Instrumentos de Identificação: Assinalar
os instrumentos utilizados para a identificação.
3)
Histórico:
·
Como
chegou no AEE: (por encaminhamento do SOE; a partir de observações do
professor; observações da família; indicação de outros profissionais que
trabalham com o estudante; solicitação do próprio estudante...)
·
Questões
escolares ( aprovações, reprovações; acontecimentos relevantes...)
·
Atividades
extracurriculares (na escola ou fora dela)
·
Questões
familiares (estrutura e funcionamento familiar; fatos marcantes...)
·
Questões
de saúde (medicamentos; internações; doenças crônicas...)
4)
Como o estudante se vê:
(preferências; relacionamentos;
habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade;
suas dificuldades; caso apareça colocar a liderança... )
·
Síntese
do questionário do estudante
·
Dados
obtidos através de contato direto com o estudante
5)
O que o responsável relata:
( preferências; relacionamentos;
habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade;
suas dificuldades; caso apareça colocar a liderança... )
·
Síntese
do questionário dos responsáveis
·
Dados
obtidos através de contato direto com o responsável
6)
O que o professor relata: (preferências; relacionamentos; habilidade acima da média, comprometimento
com a tarefa e criatividade; suas dificuldades; caso apareça colocar a liderança;
apontamentos específicos das questões pedagógicas destacando áreas em potencial
e a serem desenvolvidas; necessidade de elaborar uma flexibilização ou
compactação curricular).
·
Síntese
do questionário do professor
·
Dados
obtidos através de contato direto com o professor
7)
Relato do professor do AEE:
·
Aspectos
observados nos atendimentos (apontamentos específicos das questões pedagógicas
destacando áreas em potencial e a serem desenvolvidas; necessidade de elaborar
uma flexibilização ou compactação curricular).
·
Conexões
entre questionários e portfólios
·
Dados
coletados com outros profissionais que trabalharam com o estudante no período
em que freqüentou o AEE ( acompanhamento médico, psicológico,outros
professores, profissionais de áreas
específicas...)
8)
Fechamento:
·
Encaminhamentos
·
Base
teórica: Conforme a definição de Renzulli (1979 e 1986), o estudante apresenta
(ou não) indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, visto que demonstra (ou
não) elevados níveis de habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa
e criatividade na(s) área(s)...
·
Data
e assinatura
Para refletir:
“Já existem documentadas algumas experiências levadas a cabo
em escolas que se propuseram a desenvolver projetos colaborativos que
atendessem aos objetivos curriculares e avaliativos impostos pelos governos.
Mediante uma variedade de aulas especiais (por exemplo, computação e atividades
corporais-cinestésicas) e ações extracurriculares, aos alunos foi dada a
oportunidade de descobrirem as áreas em que eram mais fortes e, assim,
desenvolverem suas inteligências específicas. Os resultados nas escolas da amostragem
indicaram que os professores relataram aumento da motivação por parte dos
alunos sendo que eles mesmos apreciaram a oportunidade de refletirem sobre seu
próprio crescimento e desenvolvimento escolar. Para além disso, os programas
desenvolvidos, tanto com crianças quanto com jovens, confirmaram que a
importância maior lançada sobre um intervalo mais amplo de talentos foi capaz
de levar destaque a indivíduos que,
anteriormente, haviam sido considerados sem grande expressão ou que até
mesmo estavam sob risco de reprovação escolar...”
Como pensar o currículo considerando as necessidades, capacidades e
potenciais de todos os alunos?
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