ROTEIRO PARA PREENCHIMENTO DO PARECER
PEDAGÓGICO DE ALUNOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO[1]
Passo a passo
1)
Dados de Identificação: (Preencher
conforme a ficha)
2)
Instrumentos de Identificação: Assinalar
os instrumentos utilizados para a identificação.
3)
Histórico:
·
Como
chegou no AEE: (por encaminhamento do SOE; a partir de observações do
professor; observações da família; indicação de outros profissionais que
trabalham com o estudante; solicitação do próprio estudante...)
·
Questões
escolares ( aprovações, reprovações; acontecimentos relevantes...)
·
Atividades
extracurriculares (na escola ou fora dela)
·
Questões
familiares (estrutura e funcionamento familiar; fatos marcantes...)
·
Questões
de saúde (medicamentos; internações; doenças crônicas...)
4)
Como o estudante se vê:
(preferências; relacionamentos;
habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade;
suas dificuldades; caso apareça colocar a liderança... )
·
Síntese
do questionário do estudante
·
Dados
obtidos através de contato direto com o estudante
5)
O que o responsável relata:
( preferências; relacionamentos;
habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade;
suas dificuldades; caso apareça colocar a liderança... )
·
Síntese
do questionário dos responsáveis
·
Dados
obtidos através de contato direto com o responsável
6)
O que o professor relata: (preferências; relacionamentos; habilidade acima da média, comprometimento
com a tarefa e criatividade; suas dificuldades; caso apareça colocar a liderança;
apontamentos específicos das questões pedagógicas destacando áreas em potencial
e a serem desenvolvidas; necessidade de elaborar uma flexibilização ou
compactação curricular).
·
Síntese
do questionário do professor
·
Dados
obtidos através de contato direto com o professor
7)
Relato do professor do AEE:
·
Aspectos
observados nos atendimentos (apontamentos específicos das questões pedagógicas
destacando áreas em potencial e a serem desenvolvidas; necessidade de elaborar
uma flexibilização ou compactação curricular).
·
Conexões
entre questionários e portfólios
·
Dados
coletados com outros profissionais que trabalharam com o estudante no período
em que freqüentou o AEE ( acompanhamento médico, psicológico,outros
professores, profissionais de áreas
específicas...)
8)
Fechamento:
·
Encaminhamentos
·
Base
teórica: Conforme a definição de Renzulli (1979 e 1986), o estudante apresenta
(ou não) indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, visto que demonstra (ou
não) elevados níveis de habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa
e criatividade na(s) área(s)...
·
Data
e assinatura
[1] Material elaborado por
Profa. Dra. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez, com a colaboração de professores
de redes municipais de ensino do RS e PR (2010).
Nenhum comentário:
Postar um comentário