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MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO - artigo cientifico

MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E O SISTEMA LÍMBICO                                               Carla Helena Gräff ¹                       ...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016





ROTEIRO PARA PREENCHIMENTO DO PARECER PEDAGÓGICO DE ALUNOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO[1]
Passo a passo

1) Dados de Identificação: (Preencher conforme a ficha)
2) Instrumentos de Identificação: Assinalar os instrumentos utilizados para a identificação.
3) Histórico:
·         Como chegou no AEE: (por encaminhamento do SOE; a partir de observações do professor; observações da família; indicação de outros profissionais que trabalham com o estudante; solicitação do próprio estudante...)
·         Questões escolares ( aprovações, reprovações; acontecimentos relevantes...)
·         Atividades extracurriculares (na escola ou fora dela)
·         Questões familiares (estrutura e funcionamento familiar; fatos marcantes...)
·         Questões de saúde (medicamentos; internações; doenças crônicas...)
4) Como o estudante se vê: (preferências; relacionamentos;  habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade; suas dificuldades; caso apareça colocar a liderança... )
·         Síntese do questionário do estudante
·         Dados obtidos através de contato direto com o estudante
5) O que o responsável relata: ( preferências; relacionamentos;  habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade; suas dificuldades; caso apareça colocar a liderança... )
·         Síntese do questionário dos responsáveis
·         Dados obtidos através de contato direto com o responsável
6) O que o professor  relata: (preferências; relacionamentos;  habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade; suas dificuldades; caso apareça colocar a liderança; apontamentos específicos das questões pedagógicas destacando áreas em potencial e a serem desenvolvidas; necessidade de elaborar uma flexibilização ou compactação curricular).
·         Síntese do questionário do professor
·         Dados obtidos através de contato direto com o professor
7) Relato do professor do AEE:
·         Aspectos observados nos atendimentos (apontamentos específicos das questões pedagógicas destacando áreas em potencial e a serem desenvolvidas; necessidade de elaborar uma flexibilização ou compactação curricular).
·         Conexões entre questionários e portfólios
·         Dados coletados com outros profissionais que trabalharam com o estudante no período em que freqüentou o AEE ( acompanhamento médico, psicológico,outros professores,  profissionais de áreas específicas...)
8) Fechamento:
·         Encaminhamentos
·         Base teórica: Conforme a definição de Renzulli (1979 e 1986), o estudante apresenta (ou não) indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, visto que demonstra (ou não) elevados níveis de habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade na(s) área(s)...
·         Data e assinatura




[1] Material elaborado por Profa. Dra. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez, com a colaboração de professores de redes municipais de ensino do RS e PR (2010).

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