Breve Panorama Histórico da
Educação Brasileira
Primórdios da Didática:1549 - 1930
Surgimento
A didática surge graças à ação de dois educadores:
Ratiouio (1571-1635)
Comênio (1582-1670)
Didática Magna (1963) de Comênio = “arte de ensinar tudo a todos”
•Os jesuítas foram os principais
educadores de quase todo o período
colonial, atuando, aqui no Brasil, de 1549
e 1759.
•Objetivo: catequese e instrução dos
indígenas e instrução era oferecido à
elite
•Esses erram os alicerces da Pedagogia
Tradicional na vertente religiosa.
•Visão: “visão essencialista de homem,
isto é, o homem constituído por uma
essencial universal e imutável”
•Metodologia: exercício de memória e o
desenvolvimento do raciocínio.
•Por volta de 1870 – expansão cafeeira e da passagem do modelo
agrário-exportador para um urbano-comercial-exportador.
Resultado: movimento cada vez mais independente influência
religiosa.
No campo educacional: suprime-se o ensino religioso nas escolas
públicas, passando o Estado a assumir a laicidade.
• Pareceres de Rui Barbosa (1882) e a Reforma republicana de
Benjamin Constant.
Resultados: visão do homem, não como criação divina, mas aliada à
noção de natureza humana, essencialmente racional.
No campo educacional: ênfase no ensino humanístico de cultura
geral, centrada no professor, que transmite todos os alunos
indistintamente a verdade universal e enciclopédica.
• A Didática é compreendida como um conjunto de regras, visando
assegurar aos futuros professores as orientações necessárias ao
trabalho docente.
• A Pedagogia Tradicionalista leiga refletia nas disciplinas de natureza
pedagógica do currículo das Escolas Normais desde o início de sua
criação, em 1835.
•Inclusão da Didática ocorreu um século depois, em 1934.
A Didática nos Cursos de Formação de Professores a partir de 1930
•Revolução de 30.
•Vargas constitui o Ministério de Educação e Saúde Pública.
•1932 é lançado o Manifesto da Escola Nova, preconizando a reconstrução
social da escola na sociedade urbana e industrial.
•1931 e 1932 – Reforma Francisco Campos: regime universitário e organiza-se
a primeira universidade brasileira. A Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da
Universidade de São Paulo.
•Decreto-Lei nº 1190/39, a Didática foi instituída como curso e disciplina, com
duração de um ano.
•Alterações na legislação em 1941 – o curso de Didática passa a ser
considerado um caso independente, realizado após o termino do bacharelado
(esquema 3 + 1).
•Em 1937, ao se consolidar no
poder com auxílio de grupos
militares e apoiado pela classe
burguesa, Vargas implanta o
Estado Novo, ditatorial, que
persistiu até 1945.
A Didática, assim concebida,
propiciou a formação de um
novo perfil de professor: o
técnico.
O período de 1945-1960: o predomínio das novas ideias e a Didática
•Importação do capital estrangeiro.
•Resultado: tendência populista e tendência antipopulista.
•1946 – Decreto-Lei nº 9053 desobriga o curso de Didática, e o
esquema de 3 + 1 foi extinto pelo Parecer nº 242/92, Conselho
Federal de Educação.
•1948-1961 – lutas ideológicas em torno da oposição escola
particular e escola pública.
•Novas ideias: ginásio orientado para o trabalho; ginásio
pluricurriculares, ginásios vocacionais.
• O período pós-1964: os descaminhos da Didática. O período
compreendido entre 1960 e 1968 for marcado pela crise da
Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo
grupo militar e tecnocrata.
•A partir de 1974, abertura gradual do regime político autoritário,
surgiram estudos empenhados em fazer a crítica da educação
dominante.
A década de 80: momento atual da Didática
•A luta operária ganha força.
Resultado: os professores se empenham para a reconquista do
direito e dever de participarem na definição da política educacional e
na luta pela recuperação da escola pública.
No campo educacional: a educação não está centrada no professor
ou no aluno, mas na questão central da formação do homem.
Década de 80, esboçam-se os primeiros estudos em busca de
alternativas para a Didática, a partir dos pressupostos da Pedagogia
Crítica.
Final do século: A Didática oscila entre diferentes paradigmas “Um
paradigma (ou um conjunto de paradigmas) é aquilo que os
membros de uma comunidade partilham e, inversamente, uma
comunidade científica consiste em homens que partilham um
paradigma”. (KUHN, A estrutura das revoluções científicas).
Atualmente:
a) Percebe-se na educação de todo o país uma releitura de autores
como Freire, da Pedagogia Libertadora, e Freinet, da Pedagogia
Libertária, de Piagetky e Vygot considerados construtivistas, num
tipo de Pedagogia ainda à procura de uma denominação.
b) Novas correntes para educação: desenvolvimento de
competências.
c) O desenvolvimento tecnológico no campo da informação e da
comunicação, passando a exigir dos educadores preparo para a
sua utilização de diferentes mídias.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96
Lei 10.861, de 14/04/2004, cria o Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior (SINAES).
2004 – Aplicação do primeiro Exame Nacional de Desempenho de
Estudantes (ENADE)
2005 – Programa Universidade para Todos (ProUni).
SITES IMPORTANTES
http://portal.mec.gov.br – portal principal
http://meclegis.mec.gov.br – legislação
www.capes.gov.br – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
www.cnpq.br – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
http://portal.inep.gov.br – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira – Cadastramento de elaboradores e revisores para o ENADE 2011.
www.fapesc.sc.gov.br – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC.
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